sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Biografia do Missionário Guilherme Griffin

William e Doris Griffin se juntaram à Baptist Mid-Missions em agosto de 1953 e chegaram a Belém, Pará, em fevereiro de 1954. Eles viajaram para Fortaleza, Ceará, onde estudaram a língua portuguesa sob a liderança de Dynes McCullough e Charlie Hocking. William e Doris chegaram a Taubaté, São Paulo, em dezembro de 1958. William era conhecido como “Billy” em inglês e “pastor Guilherme” em português. Eles fundaram a Igreja Batista Central em Taubaté em 11 de Outubro de 1959. No início do trabalho, eles receberam uma carta de um pequeno menino dos Estados Unidos: “Queridos senhor e senhora Griffin, estou te mandando 10 centavos para espalhar o evangelho no Brasil.” Devido à doença de sua filha mais velha, os Griffins tiveram que deixar o campo em 1966. Eles retornaram em 10 de outubro de 1975, e, novamente, assumiram a liderança da Igreja Batista Central. A igreja havia diminuído porque não havia ninguém para morar lá permanentemente e trabalhar na igreja. Alguns o faziam periodicamente. Pastor Alceu foi o primeiro pastor brasileiro a assumir a liderança da igreja, o qual foi seguido pelo pastor Marco Aurélio. Atualmente, Umberto C. Monteiro está pastoreando essa igreja. Em 1982 enquanto os Griffins ainda trabalhavam na igreja, foi iniciada uma congregação no bairro do Bom Fim, um bairro perto da fábrica da Ford. (Depois essa propriedade foi vendida para os Batistas do Sul.) Então eles iniciaram outra congregação na Gurilândia, outro bairro de Taubaté, a qual continua crescendo. Essa igreja tem seu próprio prédio e pastor. Em 1984, Billy e Doris iniciaram outra congregação na cidade de Pindamonhangaba, São Paulo. Eles compraram um grande prédio da Congregação Cristã do Brasil. Essa igreja foi organizada em novembro de 1989. Após a saída dos Griffins, o pastor Francisco Neves serviu nessa igreja e foi seguido pelo pastor Sitri Siqueiro, que continua pastoreando a igreja. Ele tem feito um bom trabalho, e a igreja continua crescendo. Billy e Doris também tiveram uma congregação em outro bairro de Pindamonhangaba, São Paulo. Mas Doris não tinha certeza se essa congregação ainda existe hoje (2008). Billy e Doris deixaram o Brasil em 1990. Além de fundarem igrejas, eles também estavam envolvidos em trabalhos com rádio. Os Griffins iam à cidade de São Paulo gravar os programas de Bob Jones. Guy McLain havia arrecadado dinheiro para os programas. Inez McLain, Dynes e Maxine McCullough, Don e Kathy Bennett e Billy e Doris fizeram os arranjos das músicas e Billy era o pregador. Corrine Jones fazia o jantar para todos. Era um evento que tomava um dia inteiro. Os Griffins também tiveram seus próprios programas em duas rádios de Taubaté. Um programa era transmitido todos os dias e o outro era transmitido uma vez por semana. Os Griffins também ajudaram a estabelecer o Acampamento Maranata, em São José dos Campos, São Paulo. Billy sempre era o líder da semana de jovens no acampamento. Billy também traduziu 57 cânticos que foram publicados no livro “Cânticos Alegres”, livro de música publicado pela Editora Batista Regular do Brasil. Quando os Griffins voltaram aos Estados Unidos, em 1990, eles transferiram para o Campo da América do Norte, da BMM, e fizeram trabalhos evangelísticos com os missionários da BMM. Billy e Doris estiveram em todos os 50 estados. Eles também estiveram na Escócia, Irlanda, África do Sul, Canadá e Guiana ministrando juntamente com os missionários da BMM. Billy teve um derrame em janeiro de 1999 e foi morar com o Senhor em 7 de abril de 1999. Doris Griffin se casou com um ex missionário da BMM, George Norton, em 9 de agosto de 2003 e agora eles vivem em Tennessee.
ABAIXO TEXTO DE UM EMAIL DE IRMÃ DÓRIS ENVIADO A NÓS, QUANDO LHE PEDIMOS INFORMAÇÕES SOBRE O MINISTÉRIO GRIFFINS NO BRASIL.
Querida Irmao, Finalmente aqui estou para lhe dar alguma informacao. William [Pr. Guilherme], Doris, Bill e Linda chegaram no Brasil in Fev. de 1954. O primeiro ano estudamos Portuguese na escola de lingua em fortaleza, ce. Depois de terminar os estudos, mudamos no interior na cidade de Russas, Ce. Deu pra comencar varias congregacoes naquela region. Tivemos cultos em algum lugar quase todos as noites. Houve bastante persergicoes especially em Cruz do Palhano. Mas. Gracas a Deus, Ele ganhou a victoria e construimos um predio e o trabalho creceu. Depois aquele predio foi vendido e um predio foi construido em Russas. Porcausa da seca, o persoal de Palhano mudaram pra Fortaleza. Agora a igreja de Russas tem 4 congregacoes . Porcausa da alegia da Linda, nao podiamos voltar pra Ce. por causa do calor. In Nov. de 1958 chegamos em Taubate. O Pr. Eduwardo McLain disse que 80 pessoas aceitaram Cristo na county clube quando um teme de basketball veio dos EUA e os missionaries acharam pra bem de comensecar um trabalho com estas pessoas. Pr. McLain nos deu os nomes e enderecos de todos. Mas, infelizmente todos que visitarem nao foram salvos. Eles levantarem as maos porque nao queriam ofender os Americanos. Logo comencamos programas no Radio Cacique todos os dias. Ja teve programas no Difusoro todos os Sabados que Pr. Mc.Lain estava fazendo. Ele entregou pra nos. Todos os dias no cacique Guilhereme deu o apelo pra as pessoas aceitarem a Christo e nos escrever pra C. P. 104. Finalmente aquela primeira carta chegou. Veio de um casal de velhos Sr. Ricardo e Da. Johanna e nos convidarem fazer visita na Vila Sao Jose. O mesmo dia fomos e eles nos convedarem comencar cultos na casa. Foi este o que queriamos. A frequencia creceu e logo alugamos o salao na Rua do Sacremento, logo atraz a Praca. O local foi o melhor porque fizemos cultos na praca todos os domingos de noite e convidarem o povo nos seguir pra o culto. Sr. Lionel que era communisto aceitou Cristo e este nos deu uma porta aberto na mecanico Pesado. Tivemos cultos em casas ali todos as semanas. Durante este tempo tivemos uma Livraria Biblica durante o dia. Organizamos a igreja em 1959 com bastante membros. Gostaria de poder lhe dar todos os nomes, mas nao posso. O batismo foi no Rio [nao posso lembra o nome da cidade] Algums preseo do presido foram batiszados. Aceitarem Christo nos cultos que tivemos ali todos os Sabados. Depois algums anos mudamos pra Rua Reboucas. Foi perto da casa de Da. Anasia e ela comenscou de assistir. Depois uns anos mudamos pra Rua Fernandes de Matto [acho que esta certo] Durante este tempo deu pra compar o lote na Rua Urupes. A contrucao do templo foi muito deficiel. Nos Sabados os homens e mocos trabalharem e as Sra. fizeram almoco e levaram e todos fizemos um picinique na praca Monteiro Lobato. Depois um tempo Antonio Lamiz chegou e ele soube trabalhar e mandar nos outros. Foi uma banacao. A fundacao foi feito pra sustentar mais 2 andares. Chgou a hora pra colocar o teto e Pr. Elmar Lipique veio do S.P. e fez o teto e enstalou a electricidade. Foi um dia marvelouso quando fizemos o premerio culto em nosso templo novo. Durante este tempo ajudamos com a compra e o comenco do Acampamento Maranatha. Foi um bom trabaho de ver a mocidade dos nossos igrejas frequentar todos os anos. Tenho que dizer que nosso teme de futebol sempre ganhamos de todos as igrejas. Sei que tem bastante pastores no Brazil por causa do acampamento. Em 1962 fomos pra nosso pais e deixamos a igreja nas maos de um pastor, mas nao deu certo e quando voltemos ficamos na igreja de novo. Nosso familia creceu durante o ano nos EUA e Laura voltou conosco. A igreja creceu e nos estavamos muito felizes com o trabalho. Sempre estavamos fazendo cultos em casas, parece que quase todos as noites. Tivemos om bom groupo na mocidade e eles gostarem de fazer visitas todos os domingues de tarde. Foi um dia muito triste quando reconhecemos que tinha que ir embora pro causa da alergia da Linda. Os medicos mos dissera que ela nao podia ficar nas tropicas. Quando chegamos nos EUA a nosso missao BMM pediu que fossemos pra Dundee, Illinois par ser pastor do Fox Valley Baptist Church. A igreja creceu, mas nossos coracoes ainda estavem no Brasil. Entao, depois o casamento da Linda, Guilhereme deu noticia a igreja que nos vamos voltar pra Brasil. A Central ouviu desta noticia e nos mandarem uma carta pedindo pra voltar e tomar a igreja de novo. Eu fiquei tao feliz, porque eu queria de mais voltar pra Taubate. Octubro 9, 1975 chegamos no Brasil. Deus nos abencoe e a igreja creceu de novo. nao lembro exactamente quando comencamos cultos em Gurilandia. Um tempo alugamos uma casa na avendia e tivemos cultos por algun tempo. Em Juno de 1979 fomo pra nosso paies e deixamos a igreja com Francisco Almeida. Ele saiu e deixou a igreja com Pr. Zuza. Em Marco de 1982 compramos um lugar perto da fabrica do Ford. Acho que o nome era Bom Fim. Guilherem ficou na Central e Pr. Zuza foi a Bom Fim. Construirmos um templo mas mais tarde foi vendido Pr. Plenio veio e ajudou neste trabalho depois da morte do Pr. Zuza. Novembro 84 comensamos a contrucao do segundo andar an Central. durante este tempo Plenio e Leca [Marli] estavam ajudando com o trabalho.\ Em Marco 1984 compramos o predio em Pinda. Em Abril 1985 fomos pra nosso paies e Pr. Monty e Da. Gloria Moore ficarem na igreja e ajudarem muito na construcao. Em Junho voltamos ao Brasil e a Central. Em Jan. 87 a igreja chamou Pr. Alceu e Irma Heidi. Eu e Guilherme ficamos temo intergral em Pinda. Durante este tempo comparmos a casa pastoral. Novembro 4, 1989 organizamos a igreja da Fe' em Pinda e Pr. Francisco e Irma. Silvia chegamos em Pinda pra assumir a igreja. o dia 23 de Maio 1990 sairmos do Brasil para comencar um novo trabalho como evangelisto pra a missao. O Senhor nos deu nove anos com este trabalho. Viajamos muito em varias paies e todos os 50 estados nos EUA. Eu pensei que tivemos mais trabaho pra fazer mais Deus sabe o que e' melhor. Guilhere teve derrame no dia 9 de Janeiro de 1999 e foi ter com Christo 7 de Abril 1999. O verceiculo que eu mandei por no pedra de seu túmulo foi Joao 17:4 EU GLORIFIQUEI-TE NA TERRA, TENHO CONSUMADO A OBRA QUE ME DESTE A FAZER. Ivan, desculpe todos os erros. Nao daar pra escrever todo, mas pelo menos e' uma idea. Um outro dia e vou mandar fotos. Agora, eu estou achando qu nao seria bom a gente tentar ir pra o aniversario, Nao sei. Quero de mais estar com os irmaos. Abracos a Todos Da. Doris