quarta-feira, 4 de maio de 2011

POR QUE CRISTÃOS COMEMORAM A PÁSCOA?

Se realizarmos uma pesquisa nas ruas de nossa cidade, com esta questão, descobriremos que páscoa pode ter muitos significados populares. Isso porque muitos dos cristãos no seu cotidiano não lêem a bíblia, já os que lêem muitos não entendem porque não há um estudo, e acabam aceitando opiniões e interpretações de outros. Mas a bíblia nos ensina que Páscoa tem apenas um significado, libertação no sentido de salvação.
Alguns cristãos pensam que a Páscoa começou com Jesus, o que é um erro, pois lemos em João 18.39 as palavras de Pilatos: “Tendes, porém, por costume que eu vos solte alguém por ocasião da páscoa; quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?” e em Mateus 26.2 Jesus disse: “Sabeis que daqui a dois dias é a páscoa”. Ou seja, o povo inclusive Jesus já comemorava a Páscoa.
No entanto, não podemos comemorar algo que não entendemos, então, o que é Páscoa?
A Páscoa deu-se inicio aproximadamente em 1450 a.C. no Egito, quando o povo de Israel era escravizado (Êxodo 12.21-27).
A bíblia relata esta historia e seus detalhes nos capítulos 4 ao 14 no livro do Êxodo.
Notamos que páscoa no Velho Testamento, não era uma festa para todos e sim para um povo exclusivo, onde eles comemoravam a libertação da escravidão e a salvação do primogênito, esta festa era para ser lembrada, e celebrada todo ano no dia 14 do primeiro mês à tardinha.
Vivemos em outra época e não sou judeu, não tenho ligação com aquele povo, nem com o seu passado ou tradições e uma vez que a Páscoa teve origem lá, que influência pode haver hoje?
Enfim, por que cristãos comemoram a Páscoa?
Em Êxodo 12.5 Lemos que para a celebração da Páscoa era preciso separar um cordeiro sem defeito e sacrificá-lo à tarde, seu sangue iria “marcar” separando o povo de Deus dos demais.
Em João 1.29 João Batista quando viu a Jesus, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
A bíblia diz em João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...”.
Deus por amor a humanidade entregou seu único Filho, o Cordeiro perfeito para ser sacrificado.
Jesus sabia que o preço do pecado era muito alto e só o seu sangue poderia pagar este valor, Jesus mesmo disse: “Daqui a dois dias é Páscoa e Eu serei entregue para ser crucificado” (Mt 26.2). Jesus estava ensinando que Ele era o Cordeiro sem defeito de Deus que seria sacrificado, para poder libertar e salvar a humanidade.
I Pedro 1.18-19 ...Sabendo que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo.

I Coríntios 5.7 Expurgai o fermento velho, para que seja massa nova, assim como sois sem fermento.
Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Então se alguém lhe perguntar: Por que você comemora a Páscoa?
Como um bom cristão você pode usar as palavras de Paulo: Porque Cristo, a minha Páscoa, já foi sacrificado, e ressuscitou, hoje está à destra do Pai e através do seu sangue derramado na cruz, fui purificado, liberto de todo o pecado e salvo da condenação eterna.
Uma palavra aos que não creem em Jesus, a nossa Páscoa.
João 3.18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Páscoa tem um significado muito forte para o povo de Deus, tanto no VT como no NT, é o amor de Deus que nos concede a libertação e salvação, ou seja, o cuidado de Deus para com o seu povo, mas para os egípcios, assim como as pessoas de nossa época que ignora a palavra de Deus e o sacrifício de Jesus, páscoa simboliza destruição e morte, ou seja, o castigo de Deus.
Tenho uma boa noticia para te dar, a nossa Páscoa não é uma festa particular onde se barra as pessoas na entrada, nem tão pouco, uma festa que só entra trajando esmoquem, Cristo não fez acepção de pessoas e sua morte é suficiente para salvar toda a humanidade, mas esta salvação se torna eficaz apenas naqueles que creem no unigênito Filho de Deus, Jesus Cristo.
“O céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. Deuteronômio 30.19
Então eu te pergunto: O que simboliza Páscoa para você?
Deus não impõe sua vontade a ninguém, Ele permite que decidamos se queremos aceita-lo ou rejeita-lo, no entanto, esta decisão é de vida ou morte.
Luiz Fabiano de Almeida

2 comentários: