quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

TOMAR DECISÕES SÁBIAS.(Gen 13)


Não é de hoje que as riquezas causam problemas aos relacionamentos. Abraão era milionário, (v.2) gado, prata, ouro, e Ló seu sobrinho também possuia muitos bens, (v.5) rebanhos, vacas, tendas. Não que a terra fosse pequena para eles, mas as posses de ambos é que eram muitas. Aí começou o conflito, de modo que (v6) "não podiam habitar juntos".
A separação é um dos problemas que aflige a humanidade. E as razões são as mais diversas. As vezes é porque a pessoa com quem habitamos não é como nós queremos que seja, como se tivessemos o direito de projetar o perfil daqueles que nos cercam. As vezes é porque não estamos dispostos a pagar o preço que um relacionamento exige. No caso de genesis 13, as riquesas foram o obstáculo, mas seja lá o que for que esteja causando conflitos em sua vida, é necessário tomar uma decisão, e Abraão tomou com muita sabedoria.
A decisão sábia vem pela fé que temos em Deus. Abraão foi pacífico,(v.8)" Não é bom que haja contendas entre nós..." Ele deu preferência de escolha a seu sobrinho. Romanos 12:10 "Preferindo vos uns aos outros."
Ló ao contrário, servo de Deus tambem, mas deixou se levar pelas aparências, procurou obter vantagens sobre seu tio. Olhou para ambos os lados e escolheu as campinas verdejantes e bem regadas do Jordão, mal sabendo que seguindo os impulsos de seu coração estava partindo para viver em meio a perdição de Sodoma que tão logo seria destruida.
Hoje vivemos muitas situações parecidas, e sempre precisamos tomar decisões. Normalmente nosso coração deseja o melhor.
Devemos sim, sempre procurar o melhor para nossas vidas, mas buscando sempre a vontade de Deus, sabedor que é de todas as coisas, inclusive daquilo que é o melhor para nós.

Abraão voltou para o lugar do altar onde antes havia servido ao Senhor.
E você, antes de tomar qualquer decisão, tem se voltado para quem ?

Um comentário:

  1. Dirley soares dos santos12 de junho de 2011 às 12:53

    No olhar de um administrador Abraão foi um tolo como deixar Ló escolher primeiro ,sendo ele o Tio.E a conclusão seria voce perdeu,vai ter prejuizo,ele(Ló)escolheu o melhor.No olhar de Deus Ló perdeu,e Abraão ganhou.Ló escolheu o que os olhos viam,Abraão escolheu pela fé,aprincipio perdeu,porém Deus lhe chama e diz: "conte as estrelas,os grãos de areioa da praia,assim será a sua descendencia,e onde colocar aplanta de seu pé será seu".Enquanto Ló.Qual foi o seu fim? vale apena tomarmos decisões na direção de Deus e mesmo que aparentemente venhamos perder no futuro seremos recompensados."O que adianta ganhar o mundo e perder a salvação".

    ResponderExcluir